A história do Hospital Regional de Caridade Nossa Senhora da Aparecida teve início em 1945, quando a comunidade de imigrantes alemães e seus descendentes, em União da Vitória (PR), organizaram uma campanha de arrecadação para a construção da unidade. Com recursos enviados da Alemanha e apoio da comunidade local foi possível construir o Hospital, inaugurado em novembro de 1973, com estrutura, equipamentos e uma equipe de enfermagem coordenada por freiras católicas.
Em dezembro daquele mesmo ano chegaram os primeiros médicos: Dr. Antônio Rocha Gonçalves (clínico geral e cirurgião), Dr. Daniel Figueira Gonçalves (clínico geral e cardiologista) e Dr. Beneval Sancho Moreira (clínico geral e anestesiologista).
Embora, na época, sua localização fosse considerada distante do Centro da cidade, devido à ausência da ponte Domício Scaramella e à presença de outros hospitais centrais, o Hospital firmou-se como referência regional em Saúde. A gestão, inicialmente comunitária, passou em 2005 à Sociedade Beneficente São Camilo, por meio de comodato. Em abril de 2019, o Hospital foi oficialmente doado aos Camilianos, consolidando sua estrutura administrativa e garantindo mais impacto e continuidade à gestão.
Atualmente, o Hospital possui estrutura física de 6.489 m² construídos, 70 leitos (10 de UTI), 225 colaboradores e 72 médicos cadastrados. Desde 2011 é referência regional e estadual em atendimento de Urgência e Emergência, especialmente em Traumato-ortopedia e Neurocirurgia e recebendo, por sua localização estratégica (entroncamento das BRs 476 e 153), a maior parte das vítimas de acidentes de trânsito, via SAMU e Corpo de Bombeiros.
Com missão voltada à promoção da saúde e à prestação de serviço humanizado e de qualidade, o Hospital tem sido essencial para a população, especialmente para os usuários do SUS, que representam atualmente 84% de toda a demanda assistencial.
LOCALIZAÇÃO
Hospital Regional de Caridade Nossa Senhora Aparecida
Rodovia BR 476, Km 03, s/n
São Joaquim
CEP: 84600-000 - União da Vitória (PR)


